21 de setembro de 2009

Acampamento PAR - Monte Gordo


Para quem não sabe, frequentei durante as férias de Verão uma formação relacionada com a cidadania europeia, denominada “Na Europa eu Conto”, promovida pela associação PAR – respostas sociais. Foram cinco dias espectaculares, de levar às lágrimas das saudades que todo aquele grupo maravilhoso iria deixar.

E, de facto, saudades foi coisa que não faltou durante o resto das férias. Por isso, a primeira e a segunda formações reuniram-se em Monte Gordo para um campismo de fim-de-semana.

Como sempre, superou as expectativas. Foi a primeira vez que acampei, e adorei. E pronto, de explicações ficamos por aqui, quem quiser mais informações sobre o projecto em que estou inserida consulte www.euconto.org.

O que é queria mesmo falar aqui é do que se desenvolve entre nós sempre que nos reunimos. A PAR é um mundo à parte. A Terra dos Sonhos, como diz a música do Jorge Palma. Uma completa utopia. Lá há respeito, tolerância, felicidade, liberdade, somos todos únicos e especiais. Lá podemos ser nós mesmos (e todas as nossas vertentes!) sem qualquer constrangimento. Como alguém afirmou, lá sentimo-nos mais à vontade do que com a nossa própria turma. Por mais que se tente explicar, é inexplicável. Geralmente apenas conseguimos relatar as actividades que lá se realizam, ou o quanto nos divertimos nelas. É certo que é incrível a forma como conseguimos reter conhecimentos a partir de métodos completamente criativos, porém não é isso que mais me toca, mas sim o afecto que desenvolvemos uns com os outros.

Impressionante como no dia a seguir a termos conhecido alguém já criámosuma extrema ternura por ela e desatamos aos abraços. Tudo isto sem esquecer o nosso hino, que nos dá uma energia sem precedentes.

E como não se consegue explicar tudo o que arrepia os nossos corações, é o segredo de cerca de quarenta pessoas. Um doce segredo.

Lãzudos para todos <3


Ps: quando a minha internet estiver mais rápida, coloco mais fotos :)

Nenhum comentário:

Postar um comentário