23 de janeiro de 2010

A inexequível faina de se ser bonito




« Não há mulheres feias,


há mulheres mal cuidadas.»


Coco Chanel











Esta é uma afirmação com a qual, tendo em conta a sobrevivência da minha auto-estima, me vejo obrigada a concordar.

Ser-se bonito é muito difícil. O stress, as preocupações, muitas horas a trabalhar, enfim, tudo isto tem implicações no nosso aspecto: os olhos incham, as rugas surgem sorrateiramente, as irritações dão lugar a cabelos brancos, as borbulhas despontam espontaneamente e as noites sem dormir permanecem espelhadas em profundas olheiras.

Quem é bonito é porque realmente tem muito pouco para fazer. Arranjar as unhas, aplicar exfoliante no corpo, fazer a depilação a cera, meter pepino nos olhos e desfrisar o cabelo não são tarefas que se executem propriamente em cinco minutos. Odiaria admitir este meu pré-conceito entre beleza e futilidade, mas é raro conhecer alguém naturalmente possuidor de uma carinha laroca que a consiga manter ao fim de uma semana de exames (isto, claro, pressupondo que estudou). Aliás, questiono-me mesmo se é tal é possível.

Essa coisa de se ser belo é só vantagens, calculo. Nunca serem levados a sério apenas porque têm um físico invejável, receber um sem-número de piropos e apalpões quando passam na rua, todas as vossas competências profissionais serem questionadas, o sexo oposto apenas se interessar por vós para aliviar a gravidade que está a sentir na roupa interior… São precisos mais exemplos?

Afirmo então que não sou bonita ou, segundo Chanel, que não me cuido. Resta-me pedir desculpa a todos os apologistas dos valores estéticos no topo da hierarquia, visto que sou em parte responsável por desequilibrar essa harmonia que tanto se esforçaram por estabelecer. Tenham paciência, mas tenho mais que fazer!

4 comentários:

  1. Concordo. Mas de qualquer maneira, sempre é bom termos um pouco de mania connosco.:)

    ResponderExcluir
  2. Viva
    concordo com o que dizes, mas não se deve de todo descurar o aspecto, quem é bonito..... bem, é sempre bonito, seja com olheiras ou sem elas. Agora quem quer dar nas vistas...... esses sim precisam de muito tempo para criar essa imagem falsa, uma ilusão.
    Cumps.

    ResponderExcluir
  3. Tens toda a razão. Cuidar-se pressupõe muita perca de tempo, há tanta coisa boa para se fazer neste mundo. Tudo que seja beleza exterior é sinónimo de futilidade. A nossa imagem exterior transmite o que reside dentro de nós, por isso não é difícil sermos belas sem termos que perder muito tempo.

    ResponderExcluir