19 de outubro de 2010

Recado para a minha pessoa.

Aprende com a vida, miúda. Tens dezassete anos e a tua experiência de vida ainda é pouca, porém, a suficiente para alterares alguns pontos da tua forma de viver.

Aqui estão as lições que já devias ter aprendido há muito tempo:

1 - Preocupa-te menos com aquilo que os outros pensam.

Não tens de pedir opinião nem aprovação a absolutamente ninguém pelas coisas que tu fazes e que só te poderão prejudicar a ti mesma. Ninguém tem de gostar dos ténis que tens calçados ou da cor do teu batom. Tu gostas e pronto, não há nada a acrescentar. És como és e não tens de te moldar conforme as pessoas que lidas: claro que certos gestos e atitudes devem ser alterados (faz parte do nosso amadurecimento), mas nunca mudes a tua essência.

2– Importa-te somente com quem se importa contigo.

A tua existência é um longo corredor em que as pessoas vêm e vão. Contudo, existem aquelas cujos pés se mantêm firmes e permanecem contigo. Faz o maior esforço possível para conservá-las – elas merecem.

Há amizades que nunca irão de passar de um bom Verão, de umas quantas saídas à noite ou de longas conversas no mundo virtual. Liberta-as de ti mesma, de nada vale tentar acorrentá-las se só te irão trazer dor e sofrimento. É óbvio que não nos podemos dar bem com a gente, nem precisamos de muitos amigos. Os bons é que são imprescindíveis.

3 - Às vezes é preciso parar um pouquinho para meditar um pouco.

Pensa com quem é que erraste e quem é que te magoou. O passo seguinte é falar com todos esses sujeitos. Pede desculpa a quem causaste qualquer tipo de tristeza. Exige esclarecimentos e justificações a quem te lascou um bocadinho do coração. Não deixes nada por dizer. Resolve a tua vida, afinal de contas, é muito difícil ser-se feliz quando o ódio e o remorso corróiem o peito.

4 – É bom dizer muitas vezes, e sem receio de soar ridícula e pateta

“GOSTO DE TI”.

2 comentários:

  1. um post assim e mais ninguém tem opinião?

    mah 2cents:

    1. tão sofisticada - não é lisonja, escusas negar, e ainda aí?

    2. discordo, e se há quem tenha fama de amargurado egoísta sou eu, o porco espinho :) entaão gandhi morreu para nada?

    3. mindfulness, da brainchild do venerável j kabat zinn... medite em movimento, à mesa, no emprego, enquanto compra umas meias, joga bridge (etc.) foi só uma sugestão.

    4. sem dúvida. a mi passa a vida a dizer-me isso. também é bom ouvi-lo, já agora. :P

    ResponderExcluir